Depois de comprar uma viagem na Ryanair temos que fazer o check in online. Só depois deste processo fácil e rápido podemos imprimir o bilhete de embarque. Vou explicar de seguida como funcionam as várias fases deste processo.
O check in online está disponível 15 dias antes do dia da viagem, até 4horas antes da mesma.
O primeiro passo e partindo do site da Ryanair clicamos em "check in".
Em seguida temos que introduzir as informações relativas ao voo, para sermos direccionados à nossa reserva. Temos 3 opções, a 1ª a partir do número de cartão de crédito com o qual foi efectuada a reserva, a 2ª a partir do número da reserva que nos foi previamente enviada para o email no momento da compra do voo ou na opção 3, através da data da viagem,email e partida e destino (esta parece-me é a mais simples e mais rápida).
De seguida aparecem várias informações com as quais temos que concordar para continuar com o check in.
Depois preenchemos os dados referentes ao passageiro, data nascimento, nacionalidade, tipo de documento (bilhete identidade/cartão de cidadão ou passaporte) e respectivo número, data de validade e país emissor. Os dados introduzidos devem ser sempre verificados, nomeadamente a introdução de datas ou nacionalidade isto para evitar ter problemas com estes erros no momento do embarque. A sua correcção não é de fácil resolução, só mesmo em contacto directo com a Ryanair isso é possível.
Ter em atenção que tem a hipótese de fazer o check in para o voo de ida e volta, ou só para um deles, tendo para isso que colocar um visto no quadrado correspondente.
Nos casos em que a viagem de volta dista mais que 15 dias em relação à de ida pode não ser possível fazer o check in logo para os 2 voos. Tendo assim de fazer o check in de regresso mais tarde.
Actualmente na Ryanair todos os lugares são marcados, a Ryanair permite a reserva de alguns lugares seleccionados no avião, nomeadamente os lugares da frente e no meio do avião (lugares com mais espaço entre bancos junto às saídas de emergência), mediante um custo de 10€. Normalmente não pretendendo pagar para reservar lugares especificos passa este passo à frente, sendo-lhe atribuídos os lugares automaticamente pelo sistema sem qualquer custo.
Tem também a hipótese de reservar neste momento malas, seguros, etc.
Se não interessar nada é só clicar não obrigado em todas as opções que vão aparecendo.
No final é só fazer check in e imprimir os respectivos bilhetes.
Os bilhetes ficam disponíveis para impressão em qualquer altura, mesmo depois de fazer o check-in.
Qualquer dúvida ou informação sobre este tema podem deixar nos comentários, logo que possível ela será respondida.
Boas viagens.
Poderá ter interesse em:
Como comprar um voo Ryanair