18 de março de 2012

Check-in online Ryanair


Depois de comprar uma viagem na Ryanair temos que fazer o check in online. Só depois deste processo fácil e rápido podemos imprimir o bilhete de embarque. Vou explicar de seguida como funcionam as várias fases deste processo.
O check in online está disponível 15 dias antes do dia da viagem, até 4horas antes da mesma. 
O primeiro passo e partindo do site da Ryanair clicamos em "check in".

Em seguida temos que introduzir as informações relativas ao voo, para sermos direccionados à nossa reserva. Temos 3 opções, a 1ª a partir do número de cartão de crédito com o qual foi efectuada a reserva,  a 2ª a partir do número da reserva que nos foi previamente enviada para o email no momento da compra do voo ou na opção 3, através da data da viagem,email e partida e destino (esta parece-me é a mais simples e mais rápida).


De seguida aparecem várias informações com as quais temos que concordar para continuar com o check in.

Depois preenchemos os dados referentes ao passageiro, data nascimento, nacionalidade, tipo de documento (bilhete identidade/cartão de cidadão ou passaporte) e respectivo número, data de validade e país emissor. Os dados introduzidos devem ser sempre verificados, nomeadamente a introdução de datas ou nacionalidade isto para evitar ter problemas com estes erros no momento do embarque. A sua correcção não é de fácil resolução, só mesmo em contacto directo com a Ryanair isso é possível.

Ter em atenção que tem a hipótese de fazer o check in para o voo de ida e volta, ou só para um deles, tendo para isso que colocar um visto no quadrado correspondente.
Nos casos em que a viagem de volta dista mais que 15 dias em relação à de ida pode não ser possível fazer o check in logo para os 2 voos. Tendo assim de fazer o check in de regresso mais tarde.
Actualmente na Ryanair todos os lugares são marcados, a Ryanair permite a reserva de alguns lugares seleccionados no avião, nomeadamente os lugares da frente e no meio do avião (lugares com mais espaço entre bancos junto às saídas de emergência), mediante um custo de 10€. Normalmente não pretendendo pagar para reservar lugares especificos passa este passo à frente, sendo-lhe atribuídos os lugares automaticamente pelo sistema sem qualquer custo.
Tem também a hipótese de reservar neste momento malas, seguros, etc.
Se não interessar nada é só clicar não obrigado em todas as opções que vão aparecendo.
No final é só fazer check in e imprimir os respectivos bilhetes.

Os bilhetes ficam disponíveis para impressão em qualquer altura, mesmo depois de fazer o check-in.

Qualquer dúvida ou informação sobre este tema podem deixar nos comentários, logo que possível ela será respondida.

Boas viagens.

Poderá ter interesse em:
Como comprar um voo Ryanair

388 comentários:

  1. Excelente post! Se não fosse este post não fazia viagem nenhuma! Muito obrigada =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com o intuito de ajudar que fiz este post, pois nem sempre é um processo fácil à primeira vista. É sempre bom saber que foi útil a alguém.

      Eliminar
    2. Mais que útil mesmo... este blog está nas minhas bookmarks ;) obrigada!

      Eliminar
  2. Bom post. Mas tenho uma duvida. eu tenho cartão de cidadão e quando me pedem o número do documento, basta dar os 8 dígitos, ou são precisos os outros 4 caracteres? Pois eu só dei os dígitos.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. Olá.
    Imprimi o cartão de embarque, e o número do meu cartão de cidadão não aparece, nem a validade do mesmo é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é normal, é mesmo assim. O cartão do cidadão é só os 8 números e não aparecem no bilhete. Antigamente apareciam. Na entrada do avião controlam unicamente o nome.
      No bilhete aparece unicamente o nome da pessoa e a nacionalidade e obviamente o destino e hora de saída, além da referencia de compra do voo e número de voo.

      Eliminar
  4. Olá, reservei dois bilhetes para e só agora me apercebi que num deles coloqeui o primeiro e o segundo nome em vez de colocar o primeiro e último nome. Já contactei a ryanair e dizem que tenho de pagar 110€ para fazer a alteração. Será que tenho mesmo de alterar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que pagar nada, isso é certo. O nome não está errado. O valor que referes é para trocar o nome do passageiro e não é isso que pretendes neste caso. O nome no bilhete independentemente de estar o 1º e último ou o 1º e 2ºnome está correcto. Podes tentar contactar a www.portway.pt, de Porto ou Faro (não sei se foi com eles que falaste) e ver se te mudam para 1ºe último nome só por uma questão de regras e de certificação, nada mais que isso. Mas na tua situação de certeza absoluta que não tens problema no embarque, porque o nome está correcto e isso é que importa. Já me aconteceu ter erros na palavra mas nunca houve nenhum problema.

      Eliminar
  5. O valor do check-in já foi cobrado na reserva certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou eu... Preciso mesmo da resposta!

      Eliminar
    2. Desculpa a demora na resposta mas tive sem acesso à net... o valor que pagaste no final da compra é o valor total a pagar, não tens mais nada a pagar! Se já compraste bilhete tens lá no mail que recebeste um valor referente ao check in (que em alguns casos é grátis) aquando da compra aparece essa referencia.

      Eliminar
  6. oi
    eu ja tentai fazer o check-in e assim fasso a primeira pagina e carrego para continuar fica tudo em branco...
    e faltao hoje 13 dias para viajar
    alguem sabe me dizer o pk?
    agradeco muito xxxxx

    ResponderEliminar
  7. O problema à partida não deve ser com o check in da Ryanair, ou se foi, foi um problema momentâneo, pois hoje mesmo fiz um check in sem problemas.
    O melhor será tentar noutro computador, deve haver algum problema ao carregar a página no computador que tentou ou mesmo no navegador (IE ou google chrome por exemplo)

    ResponderEliminar
  8. boa noite, acabei de fazer agora o check in e só no fim é que reparei que me faltava a primeir letra do meu apelido..vou viajar para londres e lá já ouvi dizer que são muito rigorosos..gostaria de saber a sua opiniao, não sei o que hei de fazer.. muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Londres são exigentes mas não tens problemas com isso certamente. Eles verificam com cuidado os documentos de cada pessoa e tendo isso em ordem não tens problema certamente. O teu nome está correcto, embora faltando uma letra e isso é que importa. Os problemas dão-se se o nome não forem os mesmos não pela falta de uma letra.
      Podes se assim quiseres contactar a http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/ e ver se eles corrigem a palavra, mas se não corrigirem não irás ter problemas certamente. É uma situação que acontece variadas vezes. Se os contactares é provável que te digam que tens que pagar 100€ para mudar o nome... se assim fôr esquece, não é isso que tu queres porque o nome está correcto, faz a viagem sem problemas.

      Eliminar
    2. já fiz a viagem e correu tudo bem nem olharam para o nome ;)
      obrigada

      Eliminar
  9. Boas. Fiz ontem uma reserva pela Ryanair para Londres. So que acontece que no momento de fazer o checkin, verifiquei que o meu B.I. caducou. Ou seja, a minha duvida consiste em saber se me vai ser permitido fazer a viagem apenas com o comprovativo que entregam ao fazeres o cartao de cidadao ou se vou ter que fazer passaporte e se no comprovativo aparece a validade do cartao.. Ajudem-me, comprei o bilhete para dia 28, daqui a 3 dias...

    ResponderEliminar
  10. Não pode viajar com o comprovativo que dão com o pedido do cartão do cidadão. Tem sempre que ter um documento com foto.
    O que deve fazer é ir com a reserva da viagem ao local onde tirou o cartão do cidadão e eles fazem-lhe um de urgência para a viagem. Nos casos que conheço fizeram um BI ainda dos antigos penso que em 24horas.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Gostava de saber o porquê disto -
    Para prosseguir com o check-in on-line, cada passageiro tem de ASSINALAR a caixa junto ŕs perguntas de segurança:

    Infelizmente, não pode efectuar o check-in on-line porque o(s) seu(s) voo(s) está(ão) fora do período permitido para Check-in On-line entre 15 dias e 4 horas.
    Lamentamos, mas não existem voos neste itinerário que permitam o check-in nesta altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À partida não pode fazer o check in porque devem faltar mais de 15 dias para o dia da viagem. Pelo menos é isso que depreendo da mensagem que a Ryanair emite. Ou seja se for viajar no dia 30 de Janeiro só pode fazer o check in a partir do dia 15 de Janeiro, antes dessa data não é possivel.

      Eliminar
    2. Boas! Tenho uma viagem marcada na Ryanair para segunda, mas o BI caduca amanha apesar de ja ter o pedido do cartao de cidadao. Sera possivel fazer o check in online e colocar uma data aleatoria_
      Posso sempre apresentar a carta de condu;ao posteriormente como identifica;ao... Agradecia ajuda. Obrigado

      Eliminar
    3. A Ryanair como documento de viagem exige BI, não tendo a situação complica-se bastante!
      "A Ryanair NÃO aceita cartas de condução, autorizações de residência, cartas de marinheiro, relatórios da polícia (emitidos em caso de perda/roubo), cartões de identificação militares, etc. Cartões expirados ou com fotos danificadas não serão aceites em qualquer voo." http://www.ryanair.com/pt/termos-e-condicoes#regulations-traveldocumentation

      É muito mais fácil conseguir embarcar com o BI caducado do que com a carta de condução.
      No BI ninguém verifica a data de validade a não ser que o voo seja para Londres onde há controlo à saída e chegada pelas autoridades. Nos outros voos verificam unicamente o nome.
      Se tiver que embarcar mesmo, a arriscar é com o BI caducado.
      Quanto ao check in não terá problemas se puser a data aleatória, acontece por exemplo a quem tem BI vitalício. Se o voo não for para Londres ninguém irá verificar a data do mesmo e a data não vem no bilhete de embarque.
      Se na 2ªfeira ainda conseguir passar onde pediu o BI era o ideal, hoje possivelmente ainda daria numa loja do cidadão, levando o comprovativo de reserva, normalmente as pessoas com 24h conseguem pedir um BI provisório. Mas neste caso como é ao fim de semana é mais complicado.
      Se puder, depois diga como resolveu a situação, já que esta é uma situação frequentemente acontce com várias pessoas.

      Eliminar
  13. Boa tarde, fiz uma reserva de um voo e ao receber a confirmação reparei que o ano de nascimento de um dos passageiros estava incorreto. Será que terei problemas ao fazer o check in quando puser a data correta? obrigado

    ResponderEliminar
  14. A reserva que fez foi na Ryanair, no seu site? Na Ryanair só mesmo ao fazer check in é que se introduz a data nascimento e actualmente não aparece nas reservas nem mesmo no bilhete de voo.
    Se calhar para lhe dar uma resposta exacta também convinha saber onde foi efectuada areserva.
    Se ainda não fez check in, lá introduz os dados da pessoa e pedem a data de nascimento.
    Esquecendo onde comprou, à partida não tem problemas com isso, mas depende do destino para onde for o voo, por exemplo para Inglaterra há controlo à chegada e aí convém corrigir os dados contactando a Ryanair, sendo o mais fácil passar num aeroporto e dirigir-se ao balcão da Portway. Ou tentar por telefone com a mesma Portway, http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/ por vezes demoram uma eternidade a atender, ou mesmo com a Ryanair (chamada cara para o estrangeiro)
    Outro problema que pode haver é se o ano de nascimento estando mal faça com que a pessoa tenha menos de 16 anos, porque não se pode voar sem ser acompanhado com menos de 16 anos.
    Se comprou a viagem fora do site da Ryanair, contacte o site onde comprou a viagem.
    Do que conheço nunca ninguém teve problemas com isso, basicamente porque sendo na europa e com cidadãos europeus não controlam as pessoas nem à saída nem à chegada, apenas olham para o nome da pessoa no cartão do cidadão ou passaport e se o mesmo corresponde ao que está no bilhete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A reserva foi feita pela edreams e o voo é para barcelona, quanto à questão de ter mais de 16 anos tambem não se coloca pois nasceu em 1984 e eu coloquei 1980. Já tinha contactado com a edreams e eles disserem que para alterar alguma coisa teria de ser com a rayanar.

      Eliminar
  15. Nunca comprei através da Edreamsm mas deduzo que ainda tens que fazer o check in na Ryanair quando faltarem 15 dias ou menos para a viagem, aí pedem-te os dados da pessoa novamente, por isso não terás qualquer problema certamente.
    Como a viagem é para Barcelona também não tinhas problemas, mesmo indo com a data de nascimento trocada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela ajuda, fico bem mais descansado e quanto ao blog, muitos parabéns é muito útil.

      Eliminar
  16. Olá,
    comprei duas passagens pela Ryanair. A primeira é de Paris (Beauvais) até Tânger no próximo dia 26 (terça) e a segunda de Tânger para Paris (Beauvais) no dia 9 de março.
    Consegui fazer o check-in da segunda passagem sem problemas, mas quando tento fazer o check-in da primeira (faltam 3 dias para a viagem) aparece a seguinte mensagem:
    "Para prosseguir com o check-in on-line, cada passageiro tem de ASSINALAR a caixa junto ŕs perguntas de segurança:
    • Infelizmente, não pode efectuar o check-in on-line porque o(s) seu(s) voo(s) está(ão) fora do período permitido para Check-in On-line entre 15 dias e 4 horas.
    • Lamentamos, mas não existem voos neste itinerário que permitam o check-in nesta altura."

    você já passou por algo parecido? será algum problema com o voo?
    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      A viagem ida e volta foi comprada ao mesmo tempo? Pelo que percebo do que escreveu parece que não. Senão ao fazer um check in teria hipótese de fazer logo os 2.
      Não sendo será que a data da viagem Paris Tanger que comprou está correcta?
      Isso é a causa mais óbvia, quando aparecem essas opções geralmente tem a ver com a data da viagem. Mas pode ser outra coisa qualquer.
      Se quiser envie para o email deste blog (livrodeviagens@gmail.com) o número de reserva e o email usado, eu posso tentar ver o que se passa com a reserva.
      Sem mais nenhum dado fica dificil poder ajudar.

      Eliminar
  17. Boa Noite.
    Antes de mais parabéns pelo Blog...
    Acabo de fazer reserva pela edreams de voo para Paris... Recebi três emails: 1 do edreams, 1 da transavia (voo de ida para paris) e 1 da Raynair (regresso para Portugal).
    O problema é o seguinte: o mês da data de nascimento está errado no email que recebi do edreams. Não se coloca a questão de ter mais de 18 anos porque não faz diferença. Nos emails das companhias não aparece a minha data de nacimento...na altura do check in (cerca de 15 dias antes da viagem) poderei colocar o mês certo? E com isto não haverá interferência com os dados do edreams? Desde já muito Obrigada.

    ResponderEliminar
  18. Olá.
    Na Ryanair não terás qualquer problema. Quando fizeres o check in terás que colocar novamente todos os dados.(exactamente igual como se tivesses comprado o voo na Ryanair). Fiz ainda hoje check in na Ryanair num voo comprado na Edreams.
    Na Transavia nunca voei, mas numa visita ao site também não terás problemas, também é possível fazer check in online onde certamente voltam a pedir os dados da pessoa e podes mesmo fazer check in no aeroporto onde terás que apresentar os teus documentos.
    Se pretenderes podes contactar a Transavia, eles têm atendimento em português tens o contacto no link a seguir.
    http://www.transavia.com/hv/main/service?id=callcentre&lang=pt&country=PT

    Num caso ou noutro não tens problemas de certeza.

    ResponderEliminar
  19. Preciso imprimir meu bording pass mas o arqivo pdf chega truncado... viajo no proximo dia 15 de marco e realizei o check in com sucesso... mas estou quase enlouquecendo pois nao consigo imprimir o bilhete por favor, envie um passo a passo depois de finalizar o check in... heeeelp!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fez o check in com sucesso não deveria ter problema na impressão. O que aconselho é a tentar noutro computador, pode ser algum erro com a leitura do pdf do computador. O site está funcionando bem.
      Entra novamente no site da ryanair em gerir a minha reserva (manage my booking) depois check in e reimprimir o bilhete.

      Eliminar
  20. SENHORES, PERCEBI QUE O BLOG DE VCS é super útil, dúvida, fui fazer o check-in de ida e dava erro no sistema, fui faze-lo um dia antes, no que deu :210 euros de taxa de checkin para 3 pessoas, agora quero fazer da volta, dia 13... e continua a dar erro, o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestas situações deve tentar as 3 opções para fazer o check in e se mesmo assim nenhuma funcionar o melhor é contactar directamente a Ryanair por telefone ou no aeroporto para resolver a situação, porque não é uma situação normal. Não sei se estará a cometer algum erro na introdução dos dados da viagem, é uma das possibilidades, por exemplo se comprou viagens para o mesmo voo em datas diferentes com o mesmo email.

      Eliminar
  21. boa noite quero comprar os meus bilhetes por online mas nunca o fiz, tenho muito medo que não consiga. mas o que li no blog parece facil, mas não tenho impressora será que posso imprimir numa biblioteca municipal? penso que o princilpal é ter um email. certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Comprar bilhetes é muito simples mesmo. Basicamente é preciso ter cartão de crédito para fazer pagamento e ter cuidado na inserção dos nomes das pessoas (na altura da reserva só precisa de 1º e último nome) e email. Depois é basicamente seguir os passos. Ver se pretende malas e seguro ou não (maior parte do pessoal não escolhe para ficar mais barato). Tudo o que não pretende ignore esse passo ou escolha a opção "não pretendo" para no final pagar o valor mais baixo possível, que agora é o valor que aparece logo no 1º quadro acrescido de uma pequena taxa de cartão de crédito que aparece aquando do pagamento.
      Quando faz a reserva recebe no email a confirmação, esta não precisa imprimir. Depois quando faltar 15 dias ou menos para a viagem faz o check in e no final pode guardar os bilhetes em PDF para imprimir onde e quando quiser.
      O mais fácil é experimentar,seguir todos os passos como se fosse fazer uma reserva, pode fazer isso sem problema até à fase do pagamento, mesmo usando dados fictícios, verá que é muito simples.

      Eliminar
    2. boa noite, obrigada pela resposta e pela amabilidade. Vou comprar e logo se verá. Se tiver dúvida... volto a contactar consigo. Cumprimentos Lurdes

      Eliminar
  22. Boa tarde,

    Adquiri 4 viagens através da Ryanair para Barcelona e pelo facto de ter feito a compra através do iPAD, todas letras dos nomes que tinhas cedilhas ou acentos simplesmente não aparecem nos bilhetes impressos. Haverá algum problema ao embarcar nesta situação? Visto que é Domingo, não consigo falar com a Ryanair e estou com medo de ter de cancelar a viagem.


    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Essa é uma situação que acontece algumas vezes devido aos caracteres não serem reconhecidos. Se o nome continuar facilmente perceptível não terá problemas nenhuns, acontece muitas vezes haver letras trocadas nos nomes por exemplo. Em todo o caso se quiser pode contactar a Ryanair (ou a Portway em Portugal)antes de fazer check in que eles corrigem a situação sem qualquer custo.

      Eliminar
  23. ola boa noite.

    O meu namorado foi para londres atraves do ryainair. Imprimi o bilhete da ida e ele chegou la muito bem. agora o que me preocupa é o regresso. Quando ele vai ao areoporto la em londres ele não tem que apresentar um outro bilhete de volta??? Onde é que vou para imprimir esse outro bilhete?

    obrigada...repsonda com urgência por favor

    ResponderEliminar
  24. Olá.
    Ele tem que imprimir o bilhete de regresso. Possivelmente entre as datas de viagem existiu mais que que 15 dias, senão logo quando fez o primeiro check in tinha a hipótese de fazer check in de ida e volta e imprimir logo os 2 bilhetes.
    Agora só precisa de entrar novamente no site da Ryanair e fazer check in como se fosse a primeira vez. Não deverá ter qualquer problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok muito obrigada.Amanha vou ja fazer isso pra ver se resulta. Ele foi no dia 30 de Março e regressa no dia 7 de Abril. Quando eu fiz o check in so imprimi o bilhete para ir nem se quer mostrou qual quer bilhete de regresso por isso achei que não era necssário mas eu vou ver se já consigo imprimir.

      Obrigada

      Eliminar
    2. Ao fazer o check in para a viagem de dia 30 tinha na página local para pôr um visto que permitia fazer o check in para as 2 viagens e não só para a de ida, mas que não deve ter posto. Certamente não terá qualquer dificuldade para imprimir o bilhete. Os dados penso que já estarão preenchidos e será só imprimir o bilhete.

      Eliminar
  25. Boa tarde.

    Acabei de fazer o check-in on-line, e inclusive já imprimi o bilhete, gostaria de saber se existe alguma maneira de rever os Dados do documento de viagem que introduzi, para me salvaguardar que estão correctos. A viagem foi adquirida na Ryanair.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a enlouquecer, verifiquei que me enganei num digito no numero do B.I. o que faço agora ??

      Eliminar
  26. Olá.
    Para onde é o voo? Só para Londres ou país fora da Europa há controlo à chegada dos dados dos documentos. Fora isso ninguém te vai controlar esses dados. Unicamente verificam o nome do bilhete e confrontam com o do documento.
    Não te preocupes com isso, não terás problemas certamente.
    No bilhete não aparece os dados para além do nome e nacionalidade.
    Se por descargo de consciência quiser corrigir esse número pode tentar contactar por telefona a http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/ (ás vezes atendem outras nem por isso ou demoram uma eternidade) ou directamente no aeroporto, eles corrigem essas situações sem qualquer custo.
    Esta é uma situação que acontece muitas vezes, algumas das quais as pessoas nem dão conta que se enganaram.

    ResponderEliminar
  27. Para Bruxelas não terás certamente qualquer problema no voo.

    ResponderEliminar
  28. Olá. Tenho uma dúvida. Fiz reserva de voo na Ryanair para Londres. Coloquei o nome completo, e na confirmação da reserva falta o meu último apelido. desconfio que quando fizer o check-in online, esse mesmo apelido também não vai aparecer...... Vou ter problemas com isso, ou é melhor contatar a Ryanair ou a Portway? Mesmo que não haja problemas na ida, na volta, em Londres, é possível que impliquem com isso? Obrigada

    ResponderEliminar
  29. Olá
    O apelido penso que não irá aparecer quando tiver o bilhete ( o espaço para o nome no bilhete não é muito), mas não terá qualquer problema com isso. O que importa é que o nome que aparece esteja correcto e no seu caso está. Há muita gente que não usa o apelido e acontecem muitos casos como o seu em que na reserva colocam o nome todo e não aparece na reserva completo. Em Londres controlam o BI ou passaporte e os dados que comunicou estarão correctos por isso não terá qualquer problema. Por isso não tem necessidade de contactar ninguém.

    ResponderEliminar
  30. Obrigada! Acabei de fazer o check-in online e o nome acabou por aparecer todo!

    ResponderEliminar
  31. Olá, boa noite!

    Meu noivo comprou bilhetes na Ryanair para Londres, mas se enganou e pôs meu apelido igual o dele (Santos), mas o meu é Almeida. Será que precisa pagar 110E, ou tem algo que possa trocar apenas o meu apelido?

    Agradecida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso dar grande ajuda nesta situação.
      O melhor é contactar directamente a Ryanair por telefone através dos contactos que têm no site em inglês ou espanhol por exemplo(a chamada não fica barata geralmente) Se o voo for de Portugal tentar directamente no aeroporto na portway ou através telefone para a mesma empresa.
      Do que sei eles não facilitam a troca do nome. É como se fosse outra pessoa.
      E não trocando só pagando os 110€ ou comprando uma nova viagem se ficar mais barato!
      Já a várias pessoas sucedeu essa situação mas não disseram como resolveram problema!

      Eliminar
  32. Comprei uma viagem de ida de Faro para Maastricht, e outra de volta.
    Acontece que surgiu um imprevisto, e não poderei mesmo ir a essa viagem.
    Como faço para cancelar, antes ou depois do checkin online? Já vi que a mudança de nome custa 110€, a viagem custou me 150€. Logo não compensa mudar de nome... Pode ajudar-me por favor? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os voos na Ryanair não podem ser cancelados. (http://www.ryanair.com/pt/questoes/posso-cancelar-a-minha-reserva-antes-de-viajar-terei-de-notificar-a-ryanair-de-que-nao-vou-viajar) Pode alterar a viagem e convém ser antes do check in. Se for depois tem que pagar ainda para cancelar o check in.
      Em caso de não viajar pode pedir as taxas de aeroporto, mas geralmente não compensa porque o que a Ryanair cobra é mais que as próprias taxas. (http://www.ryanair.com/pt/questoes/posso-requerer-um-reembolso-para-o-meu-voo-nao-utilizado)
      A melhor solução e diria que quase única é mesmo alterar o voo para nova data (e se quiser destino também) pagando para isso uma taxa de 30€. Se tiver em mente fazer outra viagem. Já que gastou o dinheiro aproveita. Se não pretender nada disto acho que são 150€ perdidos.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta tão pronta.

      Eliminar
  33. Precisava de ajuda, comprei ontem uma viagem de ida e de volta do Porto para Memmingem ( Alemanha ), enganei-me e coloquei o meu segundo nome em vez do primeiro. Será que vou ter problemas?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe só responder agora, mas estava em viagem e estive sem acesso à net.
      Não terá qualquer problema em viajar tendo o 2º nome em vez do primeiro.

      Eliminar
  34. Boa tarde,

    Comprei uma viagem para Madrid pela Ryanair (ida e volta) mas ao seleccionar a hora da viagem de volta enganei-me e em vez de comprar a viagem do final do dia, comprei a viagem no mesmo dia, mas de manhã.
    Logo que imprimi a reserva verifiquei o sucedido e tentei alterar mas parece-me que a Ryanair exige o pagamento de mais € 40,00.
    Ora, uma vez que a viagem é para o mesmo dia, embora a hora diferente e que o preço é o mesmo, será que tenho de pagar o acréscimo pela alteração da hora do vôo?
    Em alternativa, pensei comprar uma nova viagem para o vôo do final da tarde porque fica mais barato e depois só faço o check in desta.
    Gostaría de saber a vossa opinião.

    Obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Cumprindo as regras terá que comprar uma nova viagem, alterando a que tem e pagando a taxa exigida pela Ryanair (os 40€ que fala). Como o voo é ao mesmo preço só paga a taxa de alteração de voo.
      Ou a outra opção e que pelo que percebo é a que compensa é comprar uma nova viagem sendo o preço mais baixo que a taxa de 40€ a pagar pela alteração.
      Perde sempre o valor da viagem já paga pelo menos. Ou seja terá que pagar 40€ pela alteração ou menos se o voo da tarde for mais barato.
      Pode tentar contactar a Portway em português ou directamente a Ryanair para o número internacional na Irlanda, mas é quase certo que não alteram o voo sem custos (sendo que esta chamada fica geralmente bastante cara)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  35. boa tarde, acabei de fazer agora o check-in e só no fim é que reparei que me enganei au colocar a nacionalidade (coloquei Poland em vez de Portugal).vou viajar de Hahn (alemanha) para o Porto (ida e volta).gostaria de saber a sua opiniao, não sei o que hei de fazer, visto que na carte de embarque aparece a nacionalidade e nâo consigo alterar na "Gerir a minha reserva" muito obrigado. rt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve contactar a Ryanair por telefone ou num balcão no aeroporto para corrigirem a situação. Eles corrigem sem qualquer custo. Como vai viajar entre países da UE é muito provável que não tivesse qualquer problema mesmo com esse erro, mas é sempre melhor prevenir qualquer situação.

      Eliminar
  36. Boa tarde.

    Acabei de fazer o check-in on-line, e inclusive já imprimi o bilhete, gostaria de saber se existe alguma maneira de rever os Dados do documento de viagem que introduzi, para me salvaguardar que estão correctos. A viagem foi adquirida na Ryanair.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  37. Não há nenhum sitio onde possa rever os dados introduzidos, no bilhete só aparece nome e nacionalidade que são os únicos que consegue confirmar e pelo que me diz esses estão correctos. Se houver algum erro nos outros não terá problemas em viajar mesmo sendo para Londres (ou outro) onde há controlo de identidades à chegada.

    ResponderEliminar
  38. Bom dia.
    Comprei, através do e-Dreams, uma viagem na RyanAir.
    Ao pretender fazer o check-in online é-me pedido:
    "Número de cartão de crédito/débito/ELV (apenas os últimos 4 dígitos)"
    Introduzo os 4 últimos dígitos do cartão de débito que usei (dos 16 que formam o número na frente do cartão) e é-me devolvida uma mensagem de erro na introdução de dados.
    Será que não são estes os 4 dígitos que devo indicar? Quais são, então?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta situação o mais fácil para resolver o problema será usar uma das outras opções, só precisa usar uma das 3 que aparecem.
      Usando o número da reserva e email na opção 2 ou usando a data da viagem e email na opção 3, juntamente com origem e destino da viagem.

      Eliminar
    2. Ficou resolvido. Grato pela atenção e ajuda!

      Eliminar
  39. Olá Boa noite,

    Gostaria de colocar uma questão: Eu comprei uma viagem para os meus pais Porto-Bruxelas mas verifiquei agora no momento de fazer o check-in que o cartão de identidade do meu pai tem duração vitalicia, ou seja não tem data de validade. Já alguma vez esteve perante esta situação? é que não dá para fazer o check in sem colocar uma data...Já pensei em colocar uma data quallquer, acho que eles não controlam isso...

    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma situação recorrente.
      Ao fazer o check in coloque uma data que torne o documento válido, mais 1 ano, 2, sem qualquer problema é a única solução. Não terá qualquer problema em embarcar.

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela ajuda!
      Parabéns pelo blog e boas viagens!

      Eliminar
  40. Bom dia
    O meu namorado a comprar voo de ida e volta de Porto - Valência, ao colocar os nomes, enganou-se no meu.

    Em vez de no apelido escrever "Coelho" escreveu "Coelhos"....
    Será que vou ter algum problema com isto?
    Ainda não fiz check-in online, será que ainda dá para alterar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Não tem qualquer problema. O nome apesar do "s" a mais está correcto e isso é que é importante.
      Se mesmo assim quiser corrigir a situação pode contactar a portway (http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/) antes fazer o check in e eles corrigem sem qualquer custo.

      Eliminar
  41. Bom dia.
    Agora que ia fazer o check in online, reparei que nas duas reservas que fiz coloquei o mesmo nome (o meu).
    As reservas sao exactamente para o mesmo voo visto que vou acompanhado pela minha namorada.
    Como posso resolver esta situacao sem ter que pagar os 110€?? Obrigado

    ResponderEliminar
  42. Estranho que tenhas conseguido fazer reserva com o mesmo nome, geralmente não se consegue fazer isso, comprando a viagem ao mesmo tempo com os mesmos nomes.
    Dito isto o melhor será ligares o mais urgente possível para a Portway http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/(se puderes passar no aeroporto no balcão deles provavelmente será até mais rápido e mais fácil de tentar resolver) ou ligar para a Ryanair nos contactos que tem no site, falando em Inglês. Como é o mesmo nome em principio devem-te trocar pagando alguma coisa mas não os 110€.

    ResponderEliminar
  43. Boa tarde.
    Efetuei uma reserva na ryanair do Porto para Charleroi e já efetuei o check-in online.
    Mas preciso de alterar o aeroporto de partida, não do Porto mas sim de Faro.
    Liguei com a ryanair, mas como é tudo em inglês, apenas percebi que tinha de pagar uma taxa de 15 euros pela alteração, e posteriormente eles alteravam o vôo.
    No entanto não consegui perceber como faço para pagar os 15 euros.
    Será que me pode ajudar? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Os 15€ são o custo para fazer a anulação do check in online que já fizeste. Podes ler aqui as condições.
      http://www.ryanair.com/pt/termos-e-condicoes#regulations-flightandnamechanges
      Precisas de um cartão de crédito para fazer o pagamento.
      O check in pelo que diz nas condições só pode ser cancelado na central da Ryanair, ou seja tens mesmo que ligar em inglês e no horário de atendimento que está no site. Diz que não pode ser alterado no aeroporto. Ao cancelar o check in, vê se te alteram logo o voo também, será o ideal, ficas com tudo resolvido.
      Podes tentar ligar para a Portway,(tens os contactos nos comentários acima) do aeroporto de Faro ou Porto e eles explicam certamente e se puderem fazer isso, fazem. Aí falas em português, embora demorem muito a atender.
      Ou seja, pagas os 15€ para anular o check in e depois podes alterar o voo mesmo online no site se quiseres , tendo nesse caso de pagar a taxa de 30€ (pode ser mais dependendo do valor de compra do novo voo. Penso que não te farão a alteração sem pagares esta taxa.
      Vê também se no teu caso não ficará mais barato comprar um novo voo que pagar estas taxas.

      Eliminar
  44. boa noite,
    acabei de fazer uma reserva para os meus filhos pela Ryanair, de Londres para Roma, na passagem de minha filha me enganei e coloquei meu nome(o sobrenome é o mesmo), porem com o numero do passaporte dela. Como faço para alterar? por ser sexta feira e depois do horario comercial so consigo falar com eles na segunda para ter algum retorno. A passagem custou R$ 350,00 e para alterar tenho q pagar E$ 110 é isso? Então seria melhor comprar outra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Ao fazer a reserva teve que colocar número de passaporte? Estranho pois ssse passo é só no check in. A não ser que já tenha feito também o check in.
      Pode ligar para a Ryanair mesmo no fim de semana, entre as 10h e as 17h hora na europa, escolhendo a lingua que pretende (http://www.ryanair.com/pt/questoes/contactar-a-assistencia-ao-cliente).
      Só ligando para a central de reservas e tentar corrigir a situação. Se eles não corrigirem aí terá que pagar os 110€ para mudar o nome. (se já tiver feito o check in terá que pagar mais 15€ para o anular).
      Mesmo assim penso que ficará mais barato pagar os 110€ que novamente os 350reais.

      Eliminar
  45. Boa tarde,

    Sou Portuguesa e de momento encontro-me em Lyon França, marquei um voo na Ryanair para Julho, e o problema é o seguinte, visto que o meu Bilhete de Identidade caducou em Maio, será que não me vão deixar fazer a viagem, para regressar ao meu pais?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Ao fazer o check in terá que colocar uma data válida no que respeita ao bilhete de identidade (BI). Sendo que está caducado, isso fica impossível.
      Aconselhava-a a tirar um BI novo, e estando em Lyon penso que o pode fazer no consulado aí mesmo (tem aqui os contactos)

      http://www.secomunidades.pt/web/lyon/contactosconsulado

      Em último caso pode viajar colocando uma data que não corresponde à que está efectivamente na validade do BI (põe um ano mais à frente na validade). Geralmente nestes voos entre países da União europeia ninguém verifica a validade do BI quer no acesso às portas de embarque quer mesmo na entrada do avião. Mas neste caso estará a correr risco de não viajar se alguém detectar essa anomalia.

      Eliminar
    2. Boa noite

      Desde já agradeço a sua atenção e informação, pois foi baste útil, visto que me dirigi ao Consulado Português para a emissão do bilhete de identidade,sendo que fui informada de que realmente poderia adquiri-lo num espaço de 3 dias em envio de urgência.
      Gostaria de colocar mais uma questão, a cerca da impressão do cartão de embarque, pois ao tentar retira-lo, mesmo faltando 12 dias para o embarque já me pedem para fazer o check in.
      No entanto o check-in tem de ser obrigatoriamente feito através da internet antes duas horas do voo, ou poderei faze-lo normalmente no aeroporto?

      Obrigado.

      Eliminar
    3. Olá.
      Ainda bem que pude ser útil na resolução do seu problema.
      Quanto ao bilhete só depois de receber o novo BI é que pode fazer check in e depois sim imprimir o bilhete para a viagem. Não pode ter o bilhete sem fazer o check in. Pode fazer o check in de 15dias até 4horas antes da viagem e imprimir até 2horas antes. Depois de fazer o check in pode imprimir o bilhete quantas vezes quiser, pois ele fica disponivel até 2horas antes da viagem no site da Ryanair.
      Tem obrigatoriamente de fazer check in online. ( se o fizer no aeroporto tem um custo bastante elevado 70€).

      Eliminar
  46. Boa noite

    De momento estou a tentar fazer o check in pela internet, o que esta a ser bastante complicado, visto que o meu documento de identificação é o Bilhete de Identidade, e , nas opções do site da so tem Passaport e EEA National Card ID, é algumas destas opções?

    Obrigado !

    ResponderEliminar
  47. Boa noite, antes de mais gostaria de felicitar o autor do blogue, porque de facto o blogue é bastante útil.
    Tinha também uma questão que lhe gostaria de colocar com alguma urgência: Reservei (através da e-dreams), para a semana que vem uma viagem de ida e volta Barcelona-Porto. Hoje efectuei o check-in online, e ao imprimir o boarding pass, verifiquei que foi omitido no meu sobrenome um Ç (cê de cedilha), penso que não deve ter sido reconhecido pelo site. Entretanto imprimi o e-mail com a confirmação da reserva que me foi enviado pela ryanair, e no sítio do Ç aparece um ponto de interrogação, de qualquer maneira o e-mail comprova que se trataou de um erro de reconhecimento da letra.
    Gostaria então de lhe perguntar se conhece alguma maneira de eu conseguir corrigir o nome, e colocar um C normal? No caso de não haver mesmo hipótese se corrigir, sem pagamento de taxas inflacionadas, não sua opinião (ou conhecimento de causa) acha que me poderão impedir de embarcar devido a esse erro?
    Espero que me possa esclarecer.
    Obrigado e cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Esse é um erro recorrente, que acontece como referiu devido ao sistema não reconhecer o Ç. Não terá qualquer problema em embarcar mesmo havendo esse erro numa das letras do nome.
      Quanto a corrigir como já fez o check in penso que é mais complicado por exemplo através das linhas Ryanair ou da Portway.
      Mas não me preocupava com isso. Pode viajar sem problemas, o seu nome está correto.

      Eliminar
  48. Boa noite, marquei uma viagem na ryanair, já fiz o check in, no entanto não adicionei bagagem de mão, como agora terei necessidade de uma, sera possivel levar e paga-la no aeroporto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Pode adicionar mala no aeroporto, mas tem um custo bastante elevado (100€ em alta temporada para uma mala de 15kilos). Pode ver aqui as taxas http://www.ryanair.com/pt/termos-e-condicoes#regulations-tableoffees
      Se não tivesse feito check in poderia adicioná-la no site. Assim fica mais complicado.
      Tem a possibilidade de cancelar o check in (custo 15€ ligando directamente para a Ryanair) e depois adicionar 1 mala de 15kg (pagando 30€)e fazendo check in depois novamente.

      Eliminar
  49. já fiz o check in com uma mala de 20kg, no entanto reparei que a mala excede muito o limite que paguei ao tirar o bilhete na net, queria saber se na Ryanair permitem para alem do limite que paguei a mala adicionada, se deixam pagar mais uma taxa no proprio aeroporto para poder levar a bagagem sem limites de peso.
    Verifiquei na tabela do site uma taxa com a seguinte descrição '50 euros taxa de declaração de bagagem valiosa(-permite um limite superior sobre a responsabilidade do transportador), isto quer dizer que se pagar mais os 50 euros no aeroporto que posso levar sem limite de peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Disse que já fez check in (ou seja já tem os bilhetes), sendo assim tem 3 opçoes, as mais caras são, acrescenta 1 mala no aeroporto podendo levar até 15kg(135€), ou acrescenta só peso no aeroporto (20kg por kilo a mais) ou adiciona uma mala on line e pagando 50€ pela 2ªmala de 15kg, mas tendo já feito o check in, penso que esta opção já não pode fazer online através da opção "gerir a minha reserva" tendo agora para isso que cancelar o check in antes de o poder fazer através das linhas telefónicas da Ryanair, tem um custo de 15€ esta anulação. Depois de anular o check in pode aceder ao "gerir a minha reserva".

      O que refere no final, não conheço como funciona, mas penso tratar-se de um seguro para maior responsabilidade em caso de perde da mala, isto para proteger artigos mais valiosos, aumenta a responsabilidade do transportador.

      Eliminar
  50. Olá,
    Vou te pedir uma ajuda, pois não consigo entrar em contacto com a portway!
    Fiz uma reserva para duas pessoas apenas de ida, mas ainda não fiz check in online, cuja tarifa é de 260€ e taxas de encargos+administrativas +... =80€ + malas de 50€! Total= 390€
    Liguei para a Ryanair e pelo que entendi em inglês é: que como não fiz seguro de cancelamento terei que pagar tudo :((((
    è assim mesmo? Mesmo que não tenha feito o check in?
    Existe a possibilidade de alterar ainda o voo de uma das pessoas dessa reserva, é o melhor a fazer? O que acha?
    Se fiz reserva de charleroi (bruxelas) para o Porto, posso alterar essa reserva de voo para Porto - charleroi, já que este é bem mais caro, do que o mesmo trajecto?
    Sei que tenho que pagar mais 40 euros por alterar, e se mudar de trajecto ainda tenho que pagar mais?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Os voos da Ryanair em regra não dão para cancelar, só em situações excepcionais (morte de familiar por exemplo), e mesmo que tivesse feito o seguro no site da Ryanair posso-lhe dizer quase com certeza absoluta que não podia cancelar a viagem ou pelo menos receber o valor da mesma.Em caso de não viajar só devolvem o valor das taxas de aeroporto que são geralmente valores muito baixos e ainda tem que se pagar, ou seja não compensa.
      No seu caso, o melhor será certamente alterar o voo que já comprou, para não perder tudo, mas tem um problema, online ao alterar a reserva de um passageiro altera para todos os passageiros. E neste caso penso que lhe compensa alterar só um como explico mais abaixo. Só telefonicamente (penso que neste caso cobrarão 60€ em vez de 40€) pode alterar só um dos passageiros. E se a viagem Porto Bruxelas é mais cara que a Bruxelas Porto que já comprou terá ainda que pagar a diferença.
      Se o fizer online pagará as 2 diferenças para a viagem das 2 pessoas (mesmo que só viaje 1), além dos 40€ terá que pagar o valor a mais para as 2 pessoas, se for uma pessoa ficará mais barato, se a diferença for realmente muita.
      Neste caso para não perder o valor todo compensará alterar uma das viagens, sendo que depois penso que já conseguirá alterar a outra online. Se costuma fazer várias viagens ao ano, pode marcar já para outra altura, terá é que ser o mesmo passageiro e pagando a taxa.
      Tem todas as indicações aqui neste endereço
      http://www.ryanair.com/pt/questoes/alteracoes-antes-do-voo

      Qualquer esclarecimento que pretenda pode deixar aqui.

      Eliminar
  51. Antes demais agradeço o esclarecimento dado.
    Eu expliquei-me mal numa parte :(

    Eu reservei Bruxelas-Porto para 2 pessoas em Julho de 2013 por 390€!!!
    E ainda não tinha reservado ida novamente para Bruxelas pois não sabia em que dia é que voltariam a trabalhar. Agora já sei:)

    Em Agosto, a viagem Porto - Bruxelas é mais cara, logo, foi por isso que prefiro alterar a viagem que comprei por esta rota (não pagava diferença nenhuma, pois está semelhante cerca de 180€ cada).
    Só tenho mais uma questão:
    A alteração de data e rota, são só os 40 euros por pessoa? E se quiser mudar só uma pois só uma é que pode vir a Portugal é 60€ pelo centro de reservas?

    Desta forma alterava a viagem Bruxelas -Porto (que comprei) pela Porto Bruxelas. Depois comprava à parte a viagem novamente Bruxelas -Porto que está muito mais barata que a vinda!

    Obrigada pelos esclarecimentos e parabéns pelo blog:)

    ResponderEliminar
  52. Para alterar só um dos passageiros só efectivamente pelo centro de reservas. Altera a viagem de Bruxelas Porto para Porto Bruxelas, e se o preço é o mesmo, só terá que pagar mais os 60€ de alterar uma pessoa. Pelo que percebo compensa-lhe financeiramente fazer isso e depois comprar uma nova viagem Bruxelas Porto.
    Através do site só tem a opção que altera os 2 viajantes, (pode testar isso através do site na opção "gerir a minha reserva" alterar voo.
    A taxa para mudar ao balcão nas condições é efectivamente 60€, só falando com a pessoa que atender a chamada.Pelo centro de reservas podem cobrar só os 40€ uma vez que a alteração só pode ser feita por esse meio sendo só para alterar uma das pessoas que vai viajar, ou seja não é por sua culpa. (algumas vezes em situações excepcionais como esta em que não há outra opção eles não cobram efectivamente as taxas de balcão).

    ResponderEliminar
  53. Boa noite,

    na quarta feira parto de Londres para Portugal! Yey!
    Mas tenho uma dúvida! Os cartões de embarque impressos, resultantes do check-in online, são válidos para aceder directamente à segurança. Ou antes tenho que realizar o check-in presencialmente em algum ponto do aeroporto?
    Pergunto isto porque não tenho bagagem de porão, se for possível fazer isso, seria muito mais rápido =)

    Obrigado pelo Blog, é uma grande ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se já tem os bilhetes e não tem malas de porão vai directamente à segurança. Tenha só cuidado com a medida da mala de mão, para estar nas medidas Ryanair. O peso agora em Londres não têm feito controlo ao contrário do que acontecia antes.

      Eliminar
  54. Boa noite,

    Comprei um voo da Ryanair do Porto para Barcelona. No entanto na hora de efectuar o check-in, enganei-me no sobrenome de um dos passageiros, que ao invés de colocar NAVOGIM escrevi NOVAGIM. Só me dei conta hoje, depois de ter efectuado e impresso o bilhete eletronico.

    Estou com medo de ter que pagar alguma multa por causa disso ou de nao poder embarcar. Terei problemas?? Qual a forma mais rápida de solucionar meu problema? Viajo na quarta já!!

    Obrigada!! Aguardo sua resposta! Otimo Blog!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não corrigindo a situação não terá problemas em viajar normalmente, o controlo é muito simples. Se ainda não tivesse efetuado o check in podia corrigir a situação telefonicamente e sem custos. Assim já não o pode fazer.
      Tendo todos os seus dados de viajante correctos não terá qualquer problema. Facilmente se vê que foi um erro e não é outra pessoa a viajar (isto sim, seria um problema).
      É uma situação muito frequente haver 1 ou 2 letras trocadas no nome devido a erros na reserva e habitualmente nunca há problemas.
      Sendo de fora da UE geralmente há um maior controlo, mas o que tem que apresentar são os seus documentos que estando corretos não terá problemas.

      Eliminar
  55. Boa noite.
    Comprei Ryanair MAD a RAK e reparei que inverti nome e sobrenome. Tentei varias vezes telefonar na Ryanair para corrigir isso, mas não atendem (numeros na Espanha, Mundo e Irlanda).
    Poderia me dizer se isto realmente é um problema? Se é melhor tentar mudar (parece que paga 10 euros para isto por telefone), pode me dizer um numero da Ryanair que funcione?
    Obrigado, Robson

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma situação que não lhe posso dar uma resposta, pois é uma situação que não é normal e muito habitual. Não atenderem o telefone na Rayanair é um problema habitual certamente agravado por ser altura de muitas viagens. Só continuando a tentar, geralmente é sempre demorado. À partida fariam alteração sem custos, para mudar o nome são 100€, mas não é o seu caso, que é um erro no nome, que apesar de tudo está correcto.
      Da prática habitual e tendo em conta outras situações relacionadas com erros no nome, não deverá ter problemas no embarque, mas seria útil poder contactar com a Ryanair ou com alguma das agências que fazem o seu serviço no aeroporto (em Portugal é a Portway mas que no seu caso não lhe resolve o problema) para esclarecer a situação, tendo em conta que o voo é para Marrocos. Se puder passar nalgum aeroporto onde haja balcão da Ryanair antecipadamente seria o ideal, visto não atenderem o telefone.

      Eliminar
  56. Olá...dentro de oioto dias rumo com a família a londres via ryanair. A minha dúvida é a seguinte: Na altura da compra de bilhetes comprámos também bagagem de porão (1 mala de 15 kg) agora na hora de efectuar o check-in é preciso fazer alguma coisa a "essa" mala? Tipo check -in à mala ou é feito no local?

    Antecipadamente agradecido pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      No check in não tem que fazer nada à mala, faz somente a introdução dos dados das pessoas. No dia da viagem tem que se deslocar ao locar de check in no aeroporto já com o bilhete da pessoa que comprou a mala mas somente para entregar a mala. Só tem que ter cuidado com o peso, os 15kilos são rigorosos.

      Eliminar
  57. Viva!
    Fiz hoje o chek in online do PORTO para PALMA de MAIORCA para duas pessoas, com saída no dia 9 de Agosto e regresso a 19 de Agosto. Mas só consegui imprimir os bilhetes de ida. Isto é normal? O que devo fazer?
    Agradeço que me ajudem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Sim é normal.Só consegue imprimir os bilhetes 15 dias (ou menos)antes da viagem, ou seja, para vir só a partir do dia 4 de Agosto os bilhetes estão disponíveis para impressão. Por vezes ficam uns dias mais cedo.

      Eliminar

  58. Amigo!
    Não tenho experiência na compra de viagens na Ryanair. Por isso lhe peço que me oriente como devo fazer para adquirir viagens a bom preço.


    Muito obrigado pela ajuda.
    A. Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Para adquirir viagens é relativamente simples, precisa unicamente de um cartão de crédito e seguir os passos que estão neste post http://livrodviagens.blogspot.pt/2012/02/como-comprar-um-voo-low-cost-ryanair.html.
      Entra no site, escolher as datas da viagem e paga, pelo meio escolhe se pretende malas ou seguros. Quanto a bons preços é que é mais complicado, além de serem sempre valores subjectivos, vai sempre depender das datas de viagem, geralmente às 3ª, 4ª e 5ª feira os preços são mais baixos que mais próximo do fim de semana, no mês de Agosto os preços estão mais elevados. Com alguma procura e alguma disponibilidade de datas consegue ainda muitas viagens a 50€/60€ de ida e volta para muitas cidades europeias.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Parabéns pelo seu blog

      Eliminar
  59. Boa noite,
    Estou a tentar fazer o check in online para um voo com ida da ryanair no dia 11 de Agosto, mas já aparece também o voo de regresso mas faltam mais de 15 dias, tenho que marcar os dois já ou posso esperar que faltem menos de 15 dias para a volta? Não consigo perceber se é possível apesar de aparecerem os dois posso fazer um de cada vez ou tenho que fazer já a ida e a volta.

    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Os 15 dias não são certos, por vezes o check in fica disponível dias antes, neste caso se a viagem de regresso for próxima do dia 11 já pode estar disponivel também. Pode optar por fazer só check in de ida ou fazer já os 2, para fazer só de ida não põe o visto (ou cruz) no quadrado onde aparece o check in de regresso.

      Eliminar
  60. Olá a todos!
    Tenho voo marcado dia 6 de Agosto, Terça-feira, do Porto para Faro contudo ontem fui assaltado e roubaram-me a carteira com o Cartão de Cidadão la dentro. Hoje de manhã fui ao registo civil para pedir uma segunda via urgente do mesmo cartão contudo corro o risco de este não chegar a tempo. O que faço? Posso pedir um bilhete de identidade provisório e embarcar com o mesmo apesar dos dados serem do CC?

    Obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Em casos como o seu tiram um cartão de urgência, pelo menos penso que ainda é o habitual, tendo para isso que apresentar o bilhete da viagem. À partida o cartão cidadão deve chegar a tempo, os prazos de entrega têm sido cada vez mais curtos. Mas o melhor é consultar o registo civil para confirmar a situação, provavelmente na 6ªfeira ou sábado para dar tempo para resolver a situação.

      Eliminar
  61. Boa noite.
    Antes de mais quero agradecer-lhe pela criação deste Blog, excelente para todas as pessoas esclarecerem as suas dúvidas.
    Vou fazer a minha primeira viagem no dia 6 de Agosto, o destino é Barcelona. Já fiz o check-in, já imprimi o cartão de embarque e levo apenas bagagem de mão. Agora tenho umas pequenas dúvidas. 1h antes do embarque é suficiente? Tendo já feito o check-in online e com o cartão já impresso, onde me basta dirigir? Sendo bagagem de mão qual é o procedimento aquando da minha chegada? Acho que é só isto.
    Desde já um muito obrigado.
    Cumprimentos,
    Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.

      Se estiver no aeroporto 1h antes da hora marcada para o voo é normalmente suficiente, mas depende do aeroporto embora nesta altura de verão deva haver um pouco mais de confusão na revista (no Porto é geralmente sempre muito rápida e 1h é suficiente).
      Tendo já o bilhete, é muito simples, vai directo para a revista, (no Porto é fácil encontrar, depois da entrada tem o placard dos voos, é só seguir em frente nessa zona,fica ao fundo e nos outros aeroportos o procedimento é o mesmo). Na bagagem de mão tem que respeitar as medidas da mala que tem nos emails que recebeu da Ryanair, muitas vezes controlam obrigando a meter as malas nas caixas que têm lá na entrada para o voo (o peso da mala de mão não controlam), obviamente não pode levar objectos perigosos, nem líquidos em frascos superiores a 100ml (pode levar vários frascos mas o tamanho de cada um não pode passar esta medida).
      É muito simples, é chegar lá, vê a porta de entrada no palcard (também tem o balcão de check in mas no seu caso como não leva mala de porão não precisa ir lá), dirige-se à revista e depois disto é seguir a indicação da porta onde vai entrar para o voo.
      Boa viagem

      Eliminar
  62. vou para Londres, e ao fazer check in aparece para colocar a validade do CARTAO CIDADAO....o que faço? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Parece-me simples, tendo cartão cidadão é só colocar a data que tem na frente do cartão. Se fosse BI vitalicio é pôr data válida e não tem problemas.

      Eliminar
  63. Bom dia Gostaria da sua opinião por favor ontem quando estava a fazer o check in enganei me a por o número do bi em vêz de por o meu pus da minha namorada será que vou ter problemas?
    Viagem de Barcelona Porto?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Em principio não tem problema com essa situação. O número de BI não aparece no bilhete e não há controlo nem à saída de Barcelona nem à entrada no Porto sendo cidadãos portugueses ou europeus. De certeza não terá problemas em embarcar.
      No entanto se tiver oportunidade de contactar a Ryanair (através dos números que tem no site) ou a Portway do Porto ou faro ( http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/ ) que é quem faz a gestão da Ryanair nos aeroportos portugueses deve-o fazer, é sempre melhor ter tudo direito, unicamente por precaução, eles demoram é bastante a atender.
      Este é um erro frequente e as pessoas conseguem voar sem problemas.

      Eliminar
  64. Boa tarde,

    Estou a fazer o check in pra minha mae, que vai viajar pela Easyjet de Londres pra Lisboa. No entanto, ela tem um cartao vitalicio e essa opcao nao aparece na opcao das datas de validade. Pelo que nao me deixa continuar a operacao.

    Ha alguma ideia de como isto é feito? já contactei a Easyjet mas ainda nao obtive resposta.

    Obrigada!

    A. Piedade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A. Piedade tem que pôr uma data qualquer que seja válida. (por exemplo 31-12-2013)
      É a única solução para resolver esse problema.
      Não terá problemas com isso.

      Eliminar
  65. Olá, foi comprado um voo em meu nome mas a data de nascimento (ano) saiu errada, tem problema na hora do checkin ??

    Aguardo com urgencia!! Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na hora do check in não tem problema, não verificam isso. Convém se for para Londres ou país fora da UE corrigir ligando para a Ryanair.
      Senão não terá problema nenhum em embarcar.

      Eliminar
  66. ola, eu comprei uma viagem para karlsrhue-Alemanha pela logitravel,e agora quero fazer o check-in no site da ryanair e ponho todos os dados que me pedem e aparece para pagar tudo novemente, sendo que eu ja pageui no acto da reserva! por favor ajude-me, vou viajar dia 28 de setembro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Se comprou na Logitravel e tem realmente esse problema deve contactar urgentemente essa agência. Eu já usei dezenas de vezes a Logitravel sempre sem problemas. Essa é uma situação muito estranha
      Quando tenta fazer check in geralmente é-se guiado para a secção onde se introduz os dados pessoais de quem vai viajar. Sem ter nenhum dado é difícil dar uma solução.
      Em último caso pode contactar a Ryanair para ver o que dizem sobre esse problema.

      Eliminar
  67. bom dia eu comprei viagem edreams e a data de regresso esta errada,poderei ver isso no balcao da companhia aerea neste caso a tap ou tentar atravez da agencia,parece que eles sao complicados pelo que li,obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais fácil será contactar a TAP directamente. Pode não ser fácil mudar a data uma vez que algumas das tarifas básicas não permitem alterações, ou só permitem pagando uma taxa. Se tiver possibilidade de ir ao balcão é sempre mais fácil, senão pelo telefone 707 205 700.

      Eliminar
  68. Bom dia.
    Agradeço que alguem me ajude.
    Eu procuro os voos na Ryanair, e depois clico em selecionar e continuar.
    A seguir, na próxima página, meto o nome do passageiro, opções de seguro, li e aceito os
    termos e condições de transporte, clico em continuar.
    Na página seguinte, preencho todos os campos, Estacionamento no Aeroporto, transfer para o Aeroporto, etc. e clico em continuar.
    Agora surge o problema! Fica a carregar a próxima página bastante tempo até que aparece
    uma mensagem em Inglês a dizer se quero cancelar ou continuar, clico em continuar e
    nãe consigo.
    Já ando nisto há 3 dias.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em principio deve ser algum problema com o computador em carregar a página. O que lhe sugiro é que tente com outro computador, não vejo outra solução uma vez que o site da Ryanair não tem apresentado problemas nas reservas.

      Eliminar
  69. Bom dia,comprei passagem pela Ryanair de Frankfurt para Veneza Treviso e paguei uma mala extra de 15 quilos, na hora que vou fazer o check in eles oferecem a segunda mala de porão e outros serviços já oferecidos anteriormente que não aceitei, e ao lado aparece o valor da passagem que comprei somente, e se eu optar por outros serviços esse valor vai sendo adicionado junto ao valor da passagem, não aparece o valor da mala de porão que já comprei.
    Se eu não acrescentar nada, nem optar pela mala de porão e colocar " sem saco " no check in vai permanecer o mesmo valor que eu paguei da passagem e da mala extra ? O que muda nesse check in ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Se reservou mala no ato da compra da viagem, ela aparece na sua compra, no email que recebeu da Ryanair. Tem o preço detalhado, e se estiver aí detalhado não tem problemas. O check in se não pretender acrescentar malas ou marcar lugares é só mesmo para introduzir os dados pessoais. No final depois de fazer o check in no bilhete irá aparecer essa referência penso que por baixo do nome, que reservou uma mala e o respectivo peso. Não terá que pagar nada mais pela viagem se não acrescentar mais nada.

      Eliminar
  70. Boa tarde
    Já tirei vários bilhetes pra várias pessoas pela ryanair.
    Agora estou com uma dúvida e não sei o que fazer: Eu reservei uma viagem memingen-porto- memmingen. Acontece que não poderei viajar na data que reservei. Sei que dá para alterar as datas e rotas mas acontece que a viagem de ida ( memmingen-porto) queria altera-la para outro aeroporto (nuremberg-porto). Mas apenas esta viagem de ida. A de volta continuaria igual (porto-memmingen) exceptuando as datas. Acontece que ao tentar mudar a rota de ida, o site assume automaticamente que o rota de volta é a mesma. Ou seja, quero alterar so o voo de ida para nuremberg porto e ele automaticamente assume que a viagem de volta é porto - nuremberg. Gostaria de saber o que me aconselharia.
    Como posso fazer a alteração que pretendo?
    Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Penso que ao alterar a reserva está a alterar toda a reserva e não só uma delas pelo menos online na net.
      O melhor será contactar por telefone o centro de reservas da Ryanair em Inglês ou tentar através da Portway em Português ou num aeroporto. Nestas situações mais especificas é sempre mais fácil resolver directamente com a central de reservas.

      A seguir tem o Link com as informações sobre alterações de voo, não falam sobre a situação especifica que refere.
      http://www.ryanair.com/pt/termos-e-condicoes#regulations-flightandnamechanges

      Eliminar
  71. Boa tarde.
    Diga me uma coisa , eu a comprar os bilhetes errei numa letra no ultimo nome , é necessario pagar 100 euros para mudar a letra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Se é só uma letra errada ou trocada no nome não terá qualquer problema em viajar.
      Não tem que pagar nada.

      Eliminar
  72. bom dia o meu marido comprou me uma viagem porto bruxelas bruxelas porto em vez de comprar no meu nome enganou- se e comprou no dele pode -se trocar o nome sem custas obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Não é possível trocar o nome dos passageiros sem custos.
      Se tivesse comprado as 2 com o mesmo nome por erro podia através da central da Ryanair tentar mudar, mas se comprou a viagem para a pessoa errada não tem como mudar sem pagar os 100€ para mudar o nome.

      Eliminar
  73. Boa tarde, reparei agora que me enganei na ordem dos apelidos, em vez de Stephanie Barros Moreira escrevi Stephanie Moreira Barros, é claramente a mesma pessoa. O que devo fazer e quanto terei que pagar? Obrigado!!

    ResponderEliminar
  74. De referir que o problema relacionado com a troca dos apelidos ocorreu numa reserva da Ryanair. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Em principio não terá problemas em viajar com essa situação, é a mesma pessoa.
      No entanto é sempre recomendado que entre em contacto com a Ryanair, para um dos números que aparece no site ou ligando para a Portway em Portugal e corrija a situação, é sempre o mais indicado, mais ainda se for para Inglaterra por exemplo. Não sei ao certo quanto lhe cobram, mas não lhe cobram o valor da mudança de nome, é possível que nem cobrem nada.

      Eliminar
  75. Ola!Cometi um erro já referido aqui (colocar o primeiro nome e outro q n o último). Pelo que percebi não terei problemas, mas como posso confirmar tendo em conta que vou partir de sevilha?até ligava à portway mas tenho medo que em Espanha

    ResponderEliminar
  76. dsc! tenho medo que em Espanha sejam mais exigentes e não sei quem devo contactar. Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ligar para a Portway eles esclarecem, podem é não corrigir por a reserva nãos er de um aeroporto português e não terá mais problemas por em Espanha serem ou não mais exigentes. Pode ligar para a Ryanair falando em Inglês directamente para a Irlanda, aí corrigem a situação de certeza, cobrando um valor baixo geralmente.
      Mas mesmo sem correção do nome não terá problemas em embarcar.
      Como disse não terá problemas em viajar sem ter o último nome na reserva.

      Eliminar
  77. Fiz reserva de voo Porto-Paris-Porto pela Edreams para 2 passageiros e paguei 46,62 €. Logo de seguida recebi o email da Ryanair a informar das reservas e do número de voo e que terei de efectuar check in online quando faltar 15 dias para a viagem... Mas fiquei algo surpreendido quando nos detalhes de pagamento nesse mesmo email, informava que o pagamento total (Total Fare + Administration Fee + EU 261 Levy + Web Check IN + ETS) foi de 87,62 € !!!

    Isto faz algum sentido? Terei algum tipo de problema?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Se já tens a confirmação da reserva para os 2 passageiros, com os 2 nomes e ida e volta não tens problema nenhum. Podes entrar no site da Ryanair em gerir a minha reserva com o número da reserva que recebeste e conferir a mesma sem problemas. Como compras-te pela Edreams deves ter tido um desconto ou apanhado alguma promoção da edreams e por isso o preço difere é uma situação habitual, por vezes são diferenças mínimas, por exemplo relacionadas com as taxas dos cartões crédito, etc.

      Eliminar
    2. No caso, foi uma diferença quase do dobro do valor que foi efectivamente pago. Acho que deve ter sido um desconto por causa do cartão de crédito que foi utilizado.

      Obrigado!

      Eliminar
  78. Boa noite! Amanha vou viajar para paris comprei o bilhete na ryanair ja imprimi o bilhete mas o meu nome e apelido aparecem trocados em vez de vanessa pereira aparece pereira vanessa sera q vou ter problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não terá qualquer problema no embarque. O seu nome está correcto e isso é que é fundamental.

      Eliminar
  79. Obrigada estava com recei que pudessem implicar. Parabens pelo seu blog e mt util.

    ResponderEliminar
  80. Bom dia,comprei bilhetes para mim e para a minha filha menor(13 anos) a duvida é:Terei de reservar os lugares para que possamos viajar juntas?Ou o facto de ser menor "obriga" a que eles(companhia aérea) nos coloquem lado a lado? A outra questão é que nasci em março e quando vou seleccionar essa opção aparece "estragar" na vez de março,é normal? Desde já obrigada

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Não terá de reservar lugares para viajar junto com a sua filha, isto normalmente. Não sei se existe alguma regra que obrigue as crianças a ficarem junto dos pais. Mas por norma ficam. Em todo o caso, a entrada é pela ordem de chegada (embora isso vá mudar em breve com as novas regras), se o voo for cheio e for das últimas pessoas a entrar pode suceder de não conseguir, mas é muito improvável. Normalmente não há grandes problemas para os amigos ou famílias se sentarem juntas. Em todo o caso estando na porta de embarque cedo (1hora antes do voo por exemplo será suficiente) mesmo que seja um voo lotado não terá qualquer problema.
      A 2ªquestão, não é normal. Pode ser do site ou do próprio computador o problema. O que aconselho é tentar novamente, e se essa situação se mantiver tente noutro computador.

      Eliminar
  81. boa noite comprei hoje 3 bilhetes na ryanair para um casal amigo para 22 dezembro, dusseldorf porto so que ao reservar enganeime pus o apelido do marido na esposa, sera que eles deixam viajar assim ...o nome esta bem so o apelido e que esta mal.... custa dar mais 100e ja pagamos 1000e nas viagens, obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      A Ryanair anunciou que a partir de 1 Novembro quem reservasse voos directamente no site da Ryanair tinha 24 horas para corrigir estas situações através do site, entrando em gerir a minha reserva. Não sei se é o caso, se for pode tentar ver se já está operacional esta funcionalidade.
      Se não for possível deve contactar telefonicamente a Ryanair em inglês ou em português a Portway,(portway.pt, pode ser também por email também) e pedir para corrigir a situação. nestes casos são compreensivos e não cobram o valor da mudança de nome. Podem cobrar um pequena taxa não mais que isso.

      Eliminar
  82. Boa noite.. Vou para Paris pela ryanair essa semana, e ao fazer o check-in online, quando coloquei o numero do cartao de cidadao, enganei num numero (em vez de 9 coloquei 0), haverá algum problema? ou como é possivel alterar? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Não terá qualquer problema com essa situação. O número do cartão não aparece no bilhete e ninguém vai controlar essa situação.

      Eliminar
  83. Boa tarde, eu tenho uma mala extra, gostaria de saber se há alguma hipótese de a pagar on-line para evitar pagar tanto no aeroporto?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Pode acrescentar a mala online, pagando mais 5€ (ou seja 20€ por 15kilos baixa temporada) que o que pagaria se a adiciona-se no momento da reserva.
      Para o fazer entra na página da Ryanair, no cimo da página carrega onde diz "gerir a minha reserva" e adicionar mala. Neste momento o passo seguinte está em inglês, mas selecciona logo a 1ªopção, onde diz add bags/sports... e na parte de baixo introduz os dados da sua viagem. Depois é só seguir os passos e fazer pagamento

      Eliminar
  84. boa noite.acabei de comprar uma viagem pela ryanair de frankfort hanm para o porto e fiz o check in logo de seguida.o problema e k viagem e para mim meu marido e nosso bebe e enganei me no dia de nascimento do bebe e isso parece no cartao de embarque mas ja nao consigo alterar.podem me ajudar?sera k terei de pagar alguma coisa para fazer a alteracao do dia de nascimento?obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Com esse problema não terá qualquer problema em embarcar, unicamente verificam o nome da pessoa se confere com o bilhete e nada mais. Se quer mesmo corrigir a situação tendo já efectuado o check in só ligando para a Ryanair (pode ser aí da Alemanha, tem contacto no site da Ryanair e custa 62centimos por minuto) ou mesmo passar no aeroporto se for perto e ver se eles corrigem a situação. É uma correcção que não tem custos.

      Eliminar
  85. ola boa noite chamo.me pedro e tenho uma pergunta a fazer.. eu fiz uma reserva para 2 pessoas e para a minha filha que tem 1 ano na rayenair. so que eu errei no penultimo apelido dela em ves de por o penultimo nome da minha mulher pos os meus 2 ultimos aplidos . sera que tenho que pagar alguma coisa? eu fiz a reserva de ida e volta da alemanha para portugal. eu tou com muitas duvidas tenho medo que nao me deixem passar no europorto,,, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      O nome é verificado pela Ryanair no momento de embarque, é a única coisa que eles verificam. Do que percebo o último nome está correcto e só se enganou no penúltimo. É uma situação que pode ou não dar problemas, à partida não teria problema em embarcar, mas depende sempre da pessoa que está no controlo na entrada para o avião, porque o nome assim não corresponde ao que está no cartão cidadão, e com crianças eles verificam até com mais cuidado. O que aconselho é corrigir a situação. Nas 24 após fazer a reserva é possível corrigir essa situação directamente no site da Ryanair, se passou esse prazo contacte a Ryanair aí da Alemanha com os números que tem no site, para evitar qualquer problema, é sempre mais seguro. Eles corrigem a situação sem custos ou com com custo muito reduzido.

      Eliminar
    2. eu ainda nao liguei para la~mas pelo que me disseram paga.se 62 euros mas axu muito estranho ser tao caro

      Eliminar
  86. ola e o pedro pelo que ouvi dizer axo que se paga 62 euros para mudar o aplido da minha filha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Não sei onde foram buscar esse valor. Há uma taxa de mudança de nome que é de 110€ ou 160€, mas que não é o seu caso, em que o nome está correcto, a pessoa é a mesma havendo apenas um erro ao introduzir um dos apelidos. E neste caso, se ainda não fez o check in podem cobrar uma taxa, mas um valor baixo, nunca o valor de mudança de nome. Se já fez check in, eles terão que o anular e aí terá um custo de 15€ por isso. É até provavelmente que nem cobrem nada, algumas vezes depende de quem atende até e da forma como resolve o problema.

      Eliminar
  87. Olá. Eu fiz uma reserva para 6 adultos e 1 criança de Sevilha a Marraquexe. Só que agora quando tento fazer o check-in ele dá.me erro porque a criança tem 16 anos, e não menos de 16.
    Será que há problema se eu mudar o ano na data de nascimento uma vez que não aparece no bilhete? Ou há problemas pois irão ver que afinal tem 16 anos e não é considerado criança pela Raynair?
    Fico a aguardar a tua ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Como a viagem é para Marraquexe deve corrigir a situação, mudando a criança para adulto, à chegada existe controlo de passaportes e embora de possivelmente não haveria problemas, mas é melhor não correr riscos. Ligue para Ryanair (inglês ou em espanhol já que a viagem parte de Espanha), contactos que tem no site, ou em português para a Portway contactos neste link "http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/" embora como a viagem não é a partir de um aeroporto português por vezes implicam, pode contactar também a portway através do email que tem na mesma página.
      Se tiver hipótese de passar num dos balcões da Portway do aeroporto também lhe resolvem isso na hora.

      Eliminar
  88. Boa Tarde! O meu cartao unico via caducar em 10 Dias. Posso viajar assim com a Ryanair

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Se até ao dia da viagem o cartão estiver válido não tem problemas. A não ser que vá para algum país fora da zona euro.

      Eliminar
  89. Boa tarde,
    Fiz o check in para uma viagem para londres e só depois de imprimir é que reparei que não vinha o voo de retorno. Quando volto ao check in online diz que não posso fazer o check in de retorno. Como faço para fazer o check in de retorno?
    Obrigado,
    Rui Guedes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Se não dá para fazer check in provavelmente é porque faltam mais de 15 dias para a viagem de retorno. Para a ida faltam menos que esses 15 dias. Quando estiver perto da data só terá que entrar novamente no site e imprimir o bilhete, pode até ser já depois da viagem de ida.
      Se não for esta a situação o melhor é contactar a Ryanair.

      Eliminar
  90. Boa noite
    Ontem fiz a compra de uma viagem para londres na rynair para fevereiro. Mas quando me enviaram o email a confirmar reparei que me enganei na data (marquei o regresso para março em vez de Fevereiro). Fui fazer a alteração da data ( pus os dados na mesma para pagar a diferença de preço e os 40e de taxa), mas nao me apareceu qualquer confirmação, nem no email. E quando vou ver a data antiga reparo q continua a errada
    Como é que eu sei que a minha alteração foi bem sucedida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Se não recebeu qualquer confirmação no email o mais provável é a alteração não ter sido feita. Só após receber no email a reserva está confirmada.
      Pode também consultar o cartão de crédito, se aparece algum débito referente à alteração que fez. Quase de certeza que não aparece nada.
      A melhor solução será fazer novamente essa operação. Normalmente a Ryanair também informa se estiver a comprar o mesmo voo 2 vezes, caso a alteração já tivesse sido feita.

      Eliminar
    2. Uma sugestão é ligar para a Ryanair ou para Portway, por vezes eles corrigem esses erros que acontecem nas marcações da viagem. E neste caso eles podem também confirmar se efectivamente foi feita ou não a alteração.

      Eliminar
    3. A Rynair só tem numero internacional não só? Andei a procura no site e não encontrei nada para Portugal ...
      Sendo assim vou esperar mais uns dias a ver se me sai alguma coisa do cartão (costumam demorar a tirar o dinheiro).
      Muito obrigada pela ajuda!

      Eliminar
    4. A Ryanair só em Inglês ou espanhol. Pode tentar pela Portway que é quem faz o atendimento da Ryanair em Portugal. Tem os contactos no seguinte endereço http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/ tem o telefone ou email, podem demorar a atender, mas geralmente ajudam a resolver o problema.
      O dinheiro sai do cartão de crédito na hora, ou pelo menos fica logo retido. Se neste momento não foi feito nenhum débito nem recebeu email é certo que não foi efectuada a mudança do voo. No entanto possivelmente é melhor contactar a Portway primeiro, pode ser que até lhe resolvam o problema logo na hora.

      Eliminar
  91. Olá,

    Boa noite,

    Espero que me possa ajudar. Ontem marquei uma reserva para Palma de Maiorca para 4 adultos, quando na verdade são 3 adultos e uma criança. Como faço para alterar essa informação? Haverá custos extra por este erro?
    Obrigada!!!!
    Vera Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Deve corrigir a situação porque no check in ao inserir as datas de nascimento pode dar erro.
      Para alterar pode contactar a Ryanair através dos contactos que tem no site (em inglês) ou através da Portway, email ou telefone (http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/) ou mesmo no balcão no aeroporto.
      A alteração é feita sem custos.

      Eliminar
  92. ola
    boa tarde,
    estou a tentar fazer o check-in online e pede - me para inserir a data de validade do decumento B.I. mas na data do decumento esta escrito vitalicio o que devo fazer? Para conseguir fazer o check - in.
    Obrigada

    Paula Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Boa tarde.

      Nessas situações deve pôr uma data que torne o bilhete válido (do género 31-12 2014), não terá qualquer problema.

      boas viagens

      Eliminar
  93. Boa tarde, tenho uma viagem para a madrugada de segunda feira, hoje (sábado) ao realizar o check in online, apercebi-me que o meu cartao de cidadao estava fora da validade, 9 dias... Estou em pânico! Vou viajar com o meu namorado, que está num stress. Toda a minha família diz para eu não me preocupar, pq não vai acontecer nd, e para concluir a impressao dos bilhetes, disseram-me para eu adiantar um ano, na validade. Estive a ler o seu blog, acho que é fantástica a sua opiniao nestes assuntos, que afetam tanto os nervos de uma pessoa. O que sugere?

    ResponderEliminar
  94. Olá.

    Se a sua viagem não for para a Inglaterra ou para um país onde haja controlo de identidade à chegada ou à partida, não terá problemas. Por exemplo se for para Inglaterra logo no Porto controlam os bilhetes de identidade, podem ou não deixar embarcar. Se for para Espanha por exemplo, não terá qualquer problema normalmente.
    É sempre um risco, obviamente e deve estar ciente disso, mas neste caso não terá outra solução senão fazer mesmo o que sugeriu, ou seja pôr mais um ano na validade para conseguir fazer check in e assim poder viajar.

    ResponderEliminar
  95. Boa noite.
    A reservar um voo para duas pessoas para barcelona, preencher todos os campos, ate chegar ao fim, onde me dizem, que não foi possível por falta de dados ou etc. Faço uma, duas tentativas e a terceira la consigo, e tudo corre como deve ser. Nao verificação do emai, reparo que tenho dois email's iguais, com a difereça de poucos minutos. A confirmarem a reserva. Será os dois mail validos, vão-me cobrar, terei que anular.
    Agradeço ajuda.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      Se recebeu 2 emails deve verificar se tem número de reserva diferente ou igual. Se for o mesmo número não tem problema. Se forem diferentes convém contactar urgentemente a Ryanair ou a Portway (http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/) para resolverem a situação.
      Pode verificar o que foi debitado no cartão de crédito para confirmar a situação em que estão as compras também.
      Habitualmente a Ryanair não permite fazer 2 compras com o mesmo cartão e os mesmos nomes, ainda por cima quase ao mesmo tempo, nestes casos costuma dar mensagem com essa informação.

      Eliminar
    2. Sim, os numeros, neste caso letras!!?? São iguais.

      Eliminar
    3. Sabe-me dizer se o chekin fica logo disponível, após receber o email de confirmação de reserva?
      Obrigado

      Eliminar
    4. Se os números, no caso as letras são iguais só tem de certeza uma reserva. E poderá confirmar isso no cartão de crédito, só foi debitada uma viagem.
      O check in está disponível desde 15 dias antes da viagem. Se faltam menos de 15 dias já o pode fazer, se faltam mais tem que esperar, e dependendo dos dias que faltam pode só dar para fazer para a viagem de ida e só alguns dias depois para a viagem de volta.

      Eliminar
  96. Boa tarde, fiz uma reserva ontem na rynair mas enganei me ao colocar o nome com a pressa coloquei "Marco Moreira Moreira" em vez de colocar "Marco Moreira Garcia" tem algum problema? sera que da para mudar sem custos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.

      À partida não teria qualquer problema para embarcar pois o nome está correto, embora o apelido esteja repetido. Mas para evitar qualquer problema contacte a Ryanair (contactos no site falando em inglês) ou a Portway telefone ou email (http://www.portway.pt/top/contactos/balcoes-de-vendas/) que eles resolvem isso à partida sem custos, ou com um custo residual.

      Eliminar
    2. ja contactei a portway, do porto por email eles pediram me o numero da reserva e de onde eras as viagens e a data,
      ja respondi agora estou a aguardar resposta ,

      a de faro deu me o numero para ligar para a rynair, mas como a do porto pediu os dados vou esperar pode ser que eles resolvam,
      se nao terei de pedir a alguem que fale ingles xDD

      Eliminar
    3. Geralmente eles despacham a pessoa e quando a viagem não é do aeroporto que se contacta, mais depressa o fazem. Esperemos que eles resolvam a situação. Ligando para a Ryanair resolvem de certeza, geralmente ficam caras as chamadas.
      Em último caso se tiver hipótese passando no aeroporto eles resolvem na hora.

      Eliminar
    4. Boa tarde,



      Não há problema. Na reserva em questão o senhor fica como Marco Moreira e a outra passageira fica com o nome igual. No dia da viagem não irá ter nenhum problema uma vez que o nome que consta na reserva consta também do documento de identificação de apresentará no dia da viagem.



      Com os melhores cumprimentos,

      Foi esta a resposta, nao sei se devo confiar totalmente ,
      para ir ao aeroporto ainda fica bastant longe.

      Eliminar
    5. fui ver agora a reserva e eles ja mudaram, ficou so "Marco Moreira"

      obrigado pelo seu tempo :)

      Eliminar
    6. Problema resolvido que é o que importa!
      Retiraram no nome o que estava a mais, e com isso o problema está resolvido como eles referem o que importa é o nome estar igual ao cartão cidadão, mesmo que não seja o último apelido.

      Eliminar
  97. boa tarde,

    comprei uma viagem de ida e volta para londres a partir de Lx pela ryanair, para o próximo dia 01/02(sábado) consegui fazer o check in da ida, mas da volta que é no dia 04/02 não consigo, para cá trago bagagem de porão, valor que já liquidei. a opção de check in online para o regresso está a cinzento, sem poder seleccionar. o que posso fazer? qual é o problema? desde já o meu mto obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma situação estranha.
      Comprou 2 viagens, uma de ida outra de volta? Ou comprou ida e volta?
      É que refere que só no regresso tem mala de porão, o que é estranho.
      Ou acrescentou a mala já depois de fazer o check in do voo de ida? Se foi esta situação, poderá ser esse o problema. Em todo o caso deve ligar ou enviar email para a Portway e tentar esclarecer a situação, porque tem mesmo que fazer o check in online senão terá de o pagar ao balcão quando entregar a mala.

      Eliminar